PLANO DE TRABALHO ANUAL DA E.M.E.F. RITA PAULA DE BRITO/2011
Apresentação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito, parte integrante da estrutura organizacional da secretaria de educação do município apresenta o Plano de Trabalho Anual, o qual norteia ações definidas, a serem desenvolvidas no ano de 2011.
Nosso P.T.A visa à integração da comunidade escolar, anseios e desejos de uma educação transformadora como diz Paulo Freire “Educar não é fácil porque estudar é criar, recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário”.
O objetivo maior do nosso P.T.A é desenvolver no aluno todas as habilidades necessárias á formação de um cidadão crítico e atuante e para que isso se concretize, a comunidade escolar procurara realizar um trabalho eficiente e eficaz com união e determinação.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito, situada a AV:Damião Tavares de Sousa,Prainha,Aquiraz, passou a existir no ano de 1998. O estabelecimento citado recebeu esse nome, em homenagem a uma parteira da comunidade que era conhecida carinhosamente como mãe Rita. A escola realiza um processo de ensino aprendizagem de qualidade, buscando melhoria para desenvolver em nossos alunos um ser atuante, formador de opinião e conhecedor de seus direitos e deveres.
A instituição é composta de 09 salas de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, cozinha, banheiros, pátio coberto. Hoje, contamos com uma matrícula de 452 alunos distribuídos nos turnos manhã e tarde, no Ensino Fundamental do1º ao 9º ano. A escola dispõe de um quadro de 26 funcionários, sendo 16 professores qualificados, Diretor: Diva Tomé de Brito, Supervisora: Magna Maria Oliveira Gomes, 01 agente administrativo, 02 auxiliar de serviço, 02 merendeira, e 02 vigia.
É uma escola democrática e participativa que conta com os Programas PDDE e PMDDE.
A E.M.E.F. Rita Paula de Brito procura desenvolver um trabalho voltado para o lado social da comunidade, que busca resgatar o valor humano do educando, funcionários e pais. É uma escola que valoriza o potencial escolar, procura mostrar para essa comunidade, que se preocupa com o bem-estar de cada um que a compõe.
É uma escola democrática e participativa que conta com os Programas PDDE e PMDDE.
A E.M.E.F. Rita Paula de Brito procura desenvolver um trabalho voltado para o lado social da comunidade, que busca resgatar o valor humano do educando, funcionários e pais. É uma escola que valoriza o potencial escolar, procura mostrar para essa comunidade, que se preocupa com o bem-estar de cada um que a compõe.
Afinal a escola pública não é vista com bons olhos, mesmo reconhecendo o crescimento da aprendizagem, a valorização do profissional, a distribuição de materiais didáticos, merenda escolar de qualidade e transporte escolar, a comunidade está sempre a cobrar mais, esquecendo que ela, a comunidade é peça fundamental para o crescimento.
A escola caminha na perspectivas de ser um estabelecimento onde possa fazer a diferença dando oportunidade ao aluno a vivenciar a construção do seu próprio conhecimento, enfim toda comunidade acreditando no elo transformador.
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. “Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você”. (Richard Bach)
Justificativa
A Constituição Federal de 1988 determina vários princípios nos quais a educação estabelece que o ensino seja ministrado tendo como base o seguinte princípio: Gestão Democrática do Ensino Público, na forma da Lei (art. 206). Respeitando a determinação constitucional de gestão democrática, a nova LDB 9394/96 incumbiu os estabelecimentos de ensino de elaborar e executar sua proposta pedagógica (art. 12, inciso I), visto que neste serão estabelecidos os caminhos a serem seguidos pela escola, onde todos que compõem a comunidade escolar terão sua participação (pais, alunos, professores e funcionários) e assumirão sua parte de responsabilidade pelo desenvolvimento do projeto da escola.
Nosso P.T.A objetiva conscientizar a todos nós educadores, do compromisso que temos com a educação de nossos alunos, vinculando em todos os momentos a ação pedagógica á administrativa, trabalhando coletivamente no sentido de transmitir os conteúdos específicos do ensino fundamental, sempre aliados aos valores que devem nortear a pessoa humana.
A E.M.E.F.Rita Paula de Brito é composta por alunos de classe de nível financeiro baixo, uma grande maioria oriunda de famílias carentes, pois residem em uma comunidade desprovidas de políticas sociais e com altas taxas de álcool e drogas e o desemprego é predominante.
Nossa clientela vivem cercados de preconceitos rótulos e discriminação, desde muito cedo eles entram em contato com esse discurso negativo o que os levam a não ter perspectivas de vida e visão de futuro,e vindos de outras localidades, muitos advindos de lares desestruturados,devido esses problemas, muitos alunos demonstram uma auto-estima baixa, resultando assim um índice de aprendizagem não satisfatório atribuindo-se também a indisciplina. Analisando o contexto da realidade escolar foi apresentado como fragilidades: indisciplina e baixa aprendizagem dos alunos falta de colaboração e compreensão dos pais com a escola, falta de profissionais especializados em psicopedagogia, fonoaudiólogo, psicólogo e outros, falta de materiais pedagógicos.
Nossas principais forças: direção presente e atuante, compreensão e respeito mútuo entre os docentes, participar dos projetos de entrega de livros didático, merenda escolar, PDDE, PMDDE. Professores qualificados, capacitações realizadas pela secretaria de educação do município.
Diante da necessidade de melhorar todos os segmentos da escola fez-se necessário construir coletivamente esse P.T.A que norteará as principais ações a serem realizadas em 2011.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito tem
como desafios melhorar a aprendizagem dos alunos com baixos rendimento escolar, diminuir o índice de indisciplina, fortalecer a integração família e escola, dinamizar a gestão escolar, conservar o aspecto físico da escola, implementar projetos.
A escola pretende trabalhar os seguintes projetos:
1-PROJETO VIVENCIANDO A LEITURA.
2-PROJETO O APRENDIZ.
3-PROJETO UMA QUESTÃO DE CONVIVÊNCIA:
NOSSOS DIREITOS E NOSSOS DEVERES.
4-SARAU
5-OLÍMPIADAS DE:
· PORTUGUÊS;
· MATEMÁTICA;
· CIÊNCIAS;
6-FEIRA CULTURAL:
REFERENCIAL TEÓRICO
A teoria construtiva sociointeracionista, considera que o conhecimento é construído pelo individuo, num processo continuo e dinâmico do saber, ao longo de sua historia de vida, na interação com o meio onde vive e com as pessoas com as quais convive.
O sujeito é visto como ser ativo que, agindo sobre os objetos do conhecimento, no seu meio, interage socialmente e sofre influência dos mesmos, ao mesmo tempo em que interioriza vários conhecimentos a partir de sua ação.
Sabemos que a educação é um processo contínuo de formação do cidadão por inteiro, visando arregimentar esforços em busca de melhores condições para a aquisição do conhecimento e conseqüentemente de melhor qualidade de vida. A escola como espaço educativo, cria as oportunidades para todos capazes de formar cidadãos críticos, autônomos, responsáveis, conhecedores de seus direitos e deveres e que possam intervir na sociedade para mudar sua realidade.
Nossa escola tem a concepção de uma sociedade que tenha uma visão mais ampla do contexto social em que estamos inseridos, em que todos tenham oportunidades e sejam conscientes de seus direitos e deveres, intervindo na sociedade para mudar a própria realidade. Ressaltamos que nossa intenção não é alistar as deficiências da escola. Mas partimos do pressuposto de que ela, na ação de seus diferentes integrantes, está empenhada em cumprir o seu papel social, investindo bastante esforço nisso.
Dessa maneira, devemos garantir um espaço de formação que possibilite um ensino de qualidade para a formação inteira do cidadão de forma integrada com a comunidade.
VALORES
RESPEITO – Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa da escola dentro de suas limitações.
PARTICIPAÇÃO – Trabalhamos em equipe e cada pessoa participa das atividades escolares de acordo com a sua capacidade.
TRANSPARÊNCIA – Temos comunicação aberta e honesta de todas as atividades realizadas.
ÉTICA – Valorizando a reflexão crítica sobre a moralidade como referência para que a comunidade escolar se torne cada vez mais humana.
EXCELÊNCIA – Valorizamos o nosso público com o funcionamento de qualidade.
INOVAÇÃO – Adotamos técnicas inovadoras de ensino.
RESPONSABILIDADE - Com nossa equipe de trabalho responsável e atuante nos tornamos merecedores do crédito da nossa comunidade escolar.
VISÃO DE FUTURO
Seremos uma escola de credibilidade reconhecida pela comunidade, pelo município e por extensão em nosso Estado, pela qualidade das ações desenvolvidas,contando com a participação de toda a comunidade escolar, cultivando dentre os seus seguimentos, o respeito mútuo, vinculado ao compromisso, a ética, a excelência, e a participação com responsabilidade, onde todos se sintam engajados e valorizados dentro do âmbito escolar.
MISSÃO
Promover a melhoria na qualidade de ensino,assegurando uma aprendizagem significativa do aluno buscando elevar o nível acadêmico e sócio-cultural dos nossos alunos, com ética, compromisso, transparência, respeito, inovação e participação da comunidade, através de uma educação de qualidade, voltada para a formação do cidadão e seu pleno exercício da cidadania.
OBJETIVOS
- Elevar o nível acadêmico dos nossos alunos.
- Fortalecer a participação dos pais na escola.
- Promover a atuação do Conselho Escolar
- Tornar o ambiente escolar adequado à permanência do aluno na escola.
METAS DE GESTÃO ESCOLAR
1. Fortalecer conselho escolar na escola.
2. Adequar os documentos de gestão administrativa e pedagógica.
3. Promover um evento sócio-cultural com os pais bimestralmente.
METAS PEDAGÓGICAS
1. Dinamizar a biblioteca da escola.
2. Programar projetos pedagógicos bimestrais.
3. Elevar de 81% para 100% o índice de aprovação da escola.
4. Programar o projeto de recuperação paralela.
5. Realizar reuniões por série com a participação dos pais dos alunos com baixo desempenho
ESTRATÉGIAS
- Organizar a rotina da escola.
- Desenvolver estratégias inovadoras de ensino.
- Concentrar esforços nas disciplinas e séries críticas.
- Promover o trabalho em equipe.
- Envolver os pais nas atividades da escola.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A concepção de avaliação do Município de Aquiraz é de que a avaliação deverá ser um processo em que, educador e educando busquem e sofram mudanças qualitativas em suas ações. A avaliação não deve ser concebida só como um sistema de provas e testes, com atribuição de notas e classificação entre aprovados e reprovados. Essa avaliação, por si só, reforça valores de submissão e competição e não consegue captar aspectos do processo educativo.
A avaliação do Ensino Fundamental será expressa em pontos, numa escala de zero a dez, tendo o aluno que atingir 24 pontos no total dos quatro bimestres e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária ministrada.
AVALIAÇÃO DO PROJETO
Será um processo global e contínuo através do qual será diagnosticado o desempenho, a participação, o interesse, o comportamento e o engajamento nas atividades propostas para se verificar avanços e dificuldades e intervir quando necessário.
Calendário de 2011
Janeiro
12,13 e 14-PDE
17 À 21-SEMANA PEDAGÓGICA-AQUIRAZ
24 –INÍCIO DO ANO LETIVO
O6 DIAS LETIVOS
FEVEREIRO
PROJETO:NOSSOS DIREITOS E DEVERES
20 DIAS LETIVOS
MARÇO
03-CARNAVAL DA ESCOLA
04-REVISÃO DAS AÇÕES DO PDE
25 À 31 –PROVAS PARCIAIS
ABRIL
19 DIAS LETIVOS
25 À 29-PROVAS GLOBAIS
MAIO
22 DIAS LETIVOS
06- COMEMORAÇÃO DA FESTA DAS MÃES
PROJETO:VIVENCIANDO A LEITURA E A ESCRITA
25 À 31-PROVAS PARCIAIS
JUNHO
20 DIAS LETIVOS
24-REVISÃO DAS AÇÕES DO PDE
27 DE JUNHO À 01 DE JULHO
JULHO
01 DIA LETIVO
01 E 02 FESTAS JUNINAS
AGOSTO
23 DIAS LETIVOS
PROJETO:SARAU
12-COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
SETEMBRO
21 DIAS LETIVOS
02-DESFILE CIVICO
26 À 30 PROVAS PARCIAIS
OUTUBRO
19 DIAS LETIVOS
PROJETO:FEIRA CULTURAL
14-COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS
24 À 28 PROVAS GLOBAIS
NOVEMBRO
19 DIAS LETIVOS
14-REVISÃO DAS AÇÕES DO PDE
24 À 30-PROVAS PARCIAIS
DEZEMBRO
17 DIAS LETIVOS
15 À 21-PROVAS GLOBAIS
23-ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO