Projeto Político
Pedagógico
Escola Municipal de Ensino Fundamental
Rita Paula de Brito
2010
Sumário
I - Justificativa
II - Referencial teórico
III - Valores
IV - Visão de Futuro
V - Missão
VI - Objetivos
VII - Metas
VIII - Organização e Desenvolvimento curricular
IX - Estratégias
X - Avaliação de aprendizagem
XI - Avaliação do projeto
“A leitura é para a inteligência o que o exercício é para o corpo.” (Richard Steele).
Apresentação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito, parte integrante da estrutura organizacional da secretaria de educação do município apresenta o projeto pedagógico, o qual norteia ações definidas, a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos, visto que será analisado a cada ano.
Este projeto visa à integração da comunidade escolar, anseios e desejos de uma educação transformadora como diz Paulo Freire “Educar não é fácil porque estudar é criar, recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário”.
Para que o objetivo maior do projeto pedagógico que é desenvolver no aluno todas as habilidades necessárias á formação de um cidadão crítico e atuante se concretize, a comunidade procura realizar um trabalho eficiente e eficaz com união e determinação.
O processo de elaboração da proposta iniciou-se em 2008 com a realização de reuniões de estudos com equipe da secretaria de educação, com os professores, pais, alunos e funcionários, através de instrumentos de coletas de dados, diagnósticos e avaliações da escola, com objetivo de envolver toda comunidade no processo de construção e desenvolvimento desta proposta.
A proposta base-a-se na interdisciplinaridade, na transversalidade e na contextualização do aprendizado. Faz opção por um modelo ético, pactuado na autonomia das pessoas, no diálogo, no desenvolvimento das inteligências múltiplas, fundamentado na valorização das diferencias individuais, no desenvolvimento emocional, físico e social, através da valorização do educando.
Sendo assim, um dos grandes desafios da escola é desenvolver um convívio democrático, neutralizando os preconceitos e as discriminações, valorizando a identidade de cada aluno, suas limitações, seus saberes, e sua forma de ser.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito, situada a AV:Damião Tavares de Sousa,Prainha,Aquiraz, passou a existir no ano de 1998. O estabelecimento citado recebeu esse nome, em homenagem a uma parteira da comunidade que era conhecida carinhosamente como mãe Rita. A escola realiza um processo de ensino aprendizagem de qualidade, buscando melhoria para desenvolver em nossos alunos um ser atuante, formador de opinião e conhecedor de seus direitos e deveres.
A instituição é composta de 09 salas de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, cozinha, banheiros, pátio coberto. Hoje, contamos com uma matrícula de 452 alunos distribuídos nos turnos manhã e tarde, no Ensino Fundamental do1º ao 9º ano. A escola dispõe de um quadro de 26 funcionários, sendo 16 professores qualificados, Diretor: Diva Tomé de Brito, Supervisora: Magna Maria Oliveira Gomes, 01 agente administrativo, 02 auxiliar de serviço, 02 merendeira, e 02 vigia.
É uma escola democrática e participativa que conta com os Programas PDDE e PMDDE.
A E.M.E.F. Rita Paula de Brito procura desenvolver um trabalho voltado para o lado social da comunidade, que busca resgatar o valor humano do educando, funcionários e pais. É uma escola que valoriza o potencial escolar, procura mostrar para essa comunidade, que se preocupa com o bem-estar de cada um que a compõe.
É uma escola democrática e participativa que conta com os Programas PDDE e PMDDE.
A E.M.E.F. Rita Paula de Brito procura desenvolver um trabalho voltado para o lado social da comunidade, que busca resgatar o valor humano do educando, funcionários e pais. É uma escola que valoriza o potencial escolar, procura mostrar para essa comunidade, que se preocupa com o bem-estar de cada um que a compõe.
A escola pública não é vista com bons olhos, mesmo reconhecendo o crescimento da aprendizagem, a valorização do profissional, a distribuição de materiais didáticos, merenda escolar de qualidade e transporte escolar, a comunidade está sempre a cobrar mais, esquecendo que ela, a comunidade é peça fundamental para o crescimento.
A escola caminha na perspectivas de ser um estabelecimento onde possa fazer a diferença dando oportunidade ao aluno a vivenciar a construção do seu próprio conhecimento, enfim toda comunidade acreditando no elo transformador.
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. “Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você”. (Richard Bach).
Justificativa
A Constituição Federal de 1988 determina vários princípios nos quais a educação estabelece que o ensino seja ministrado tendo como base o seguinte princípio: VI Gestão Democrática do Ensino Público, na forma da Lei (art. 206). Respeitando a determinação constitucional de gestão democrática, a nova LDB 9394/96 incumbiu os estabelecimentos de ensino de elaborar e executar sua proposta pedagógica (art. 12, inciso I), visto que neste serão estabelecidos os caminhos a serem seguidos pela escola, onde todos que compõem a comunidade escolar terão sua participação (pais, alunos, professores e funcionários) e assumirão sua parte de responsabilidade pelo desenvolvimento do projeto da escola.
Este projeto objetiva conscientizar a todos nós educadores, do compromisso que temos com a educação de nossos alunos, vinculando em todos os momentos a ação pedagógica á administração, trabalhando coletivamente no sentido de transmitir os conteúdos específicos do ensino fundamental, sempre aliados aos valores que devem nortear a pessoa humana. Considerando também os aspectos sociais, culturais, e religiosos, o desenvolvimento da personalidade do educando desenvolver a pessoa criativa, participativa e consciente, a fim de que esta possa atingir o exercício pleno de sua cidadania.
Somos conscientes das dificuldades que enfrentamos no nosso trabalho e para vencê-las temos que agir dentro de um modelo democrático, trabalhando com união determinação e compromisso.
Com a competência que possuímos, somadas aos cursos de capacitações realizadas pela secretaria nos últimos anos, temos melhores condições de contribuir para tornar o ensino público de boa qualidade, melhorando o nível de aprendizagem dos alunos, resgatando o valor da escola pública, no cumprimento de sua função social.
A E.M.E.F.Rita Paula de Brito é composta por alunos de classe de nível financeiro baixo, uma grande maioria oriunda de famílias carentes, pois residem em uma comunidade desprovidas de políticas sociais e com altas taxas de álcool e drogas e o desemprego é predominante.
Nossa clientela vivem cercados de preconceitos rótulos e discriminação, desde muito cedo eles entram em contato com esse discurso negativo o que os levam a não ter perspectivas de vida e visão de futuro,e vindos de outras localidades, muitos advindos de lares desestruturados,devido esses problemas, muitos alunos demonstram uma auto-estima baixa, resultando assim um índice de aprendizagem não satisfatório atribuindo-se também a indisciplina. Analisando o contexto da realidade escolar foi apresentado como fragilidades: indisciplina e baixa aprendizagem dos alunos falta de colaboração e compreensão dos pais com a escola, falta de profissionais especializados em psicopedagogia, fonoaudiólogo, psicólogo e outros, falta de materiais pedagógicos.
Nossas principais forças: direção presente e atuante, compreensão e respeito mútuo entre os docentes, participar dos projetos de entrega de livros didático, merenda escolar, PDDE, PMDDE. Professores qualificados, capacitações realizadas pela secretaria de educação do município.
Diante da necessidade de melhorar todos os segmentos da escola fez-se necessário construir coletivamente esse projeto que norteará as principais ações a serem realizadas nos próximos anos.
(Para VEIGA - 1995) o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade, buscando assim, a organização do trabalho pedagógico na sua globalidade.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito tem
como desafios melhorar a aprendizagem dos alunos com baixos rendimento escolar, diminuir o índice de indisciplina, fortalecer a integração família e escola, dinamizar a gestão escolar, conservar o aspecto físico da escola, implementar projetos.
A escola pretende trabalhar os seguintes projetos:
1-PROJETO VIVENCIANDO A LEITURA.
2-PROJETO EDUCAR É PRECISO.
3-PROJETO UMA QUESTÃO DE CONVIVÊNCIA:
NOSSOS DIREITOS E NOSSOS DEVERES.
4-SARAU: O QUE É QUE A PRAINHA TEM.
5-OLÍMPIADAS DE:
· PORTUGUÊS;
· MATEMÁTICA;
· CIÊNCIAS;
6-FEIRA CULTURAL:
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. Estabelecimento: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito.
2. Diretor Geral: Diva Tomé de Brito
3. Supervisora Educacional (Coordenadora Pedagógica): Magna Maria Oliveira Gomes
4. Endereço: AV Damião Tavares de Sousa – Aquiraz – Ceará CEP: 61.700-000
5. Telefone: 085-87799908
6. Localização: Rural
7. Níveis de Modalidade de Ensino Ministrado na escola: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
8. Número de alunos: 452
9. Quadro de funcionários:
Núcleo Gestor:
Diretora: Diva Tomé de Brito
Diretora-adjunta: Maria Lucineide Lopes de Oliveira
Supervisora: Magna Maria Oliveira Gomes
PROFESSORES:
Ana Cristina Ferreira Dias
Aline da Silva
Antonia Rosangela da Silva Rodrigues
Eliane Carneiro do Nascimento
Elizangela Moura Lima
Francisca Luciene Holanda Viana
Francinilda Pereira Monteiro
Genival Matos Martins
Gracilda Tomé da Cunha
Marta Maria Monteiro Gama
Nelta Moisés
Orlando Pereira da Silva
Paulo Sandro Teixeira de Paula
Tânia Moisés
Valdiana Silva de Oliveira
Zirlene de Souza Abreu
AGENTE ADMINISTRATIVO:
Francisco de Paulo Maciel dos Santos
AUXILIARES DE SERVIÇO
Ana Maria de Brito (auxiliar)
Elenice Euclides dos Santos(auxiliar)
João Evaristo da Silva(vigia)
João Filho Tomé(vigia)
Maria Jane Correia Lima(merendeira)
Maria Dulcineia da Silva (merendeira).
UNIDADE EXECUTORA:
Diretoria:
Presidente: Diva Tomé de Brito
Vice-presidente: Iridan Maciel lima
1ª Secretária: Tania Moisés
2ª Secretária: Regilene Henrique do Nascimento
1ª Tesoureira: Maria Jane Correia Lima
2ª Tesoureira: Francisca Luciene Holanda Viana
Conselho Fiscal:
1º Membro:Clarinda Maria Castro de Oliveira
2º Membro: Nelta Moisés
3º Membro:Edineile de Souza do Nascimento
Suplentes:
1º Suplente: Aline da Silva
2º Suplente: Ana Cristina Ferreira Dias
3º Suplente:Eliane Carneiro do Nascimento
Conselho Deliberativo:
Presidente: Diva Tomé de Brito
Secretária: Francisco de Paula Maciel da Silva
1º Conselheiro: Francilene do Nascimento Pereira
2º Conselheiro: Deiziane Moisés dos Santos Silva
3º Conselheiro: Heloiza Helena Juaçaba Magalhães
REFERENCIAL TEÓRICO
A teoria construtiva sociointeracionista, considera que o conhecimento é construído pelo individuo, num processo continuo e dinâmico do saber, ao longo de sua historia de vida, na interação com o meio onde vive e com as pessoas com as quais convive.
O sujeito é visto como ser ativo que, agindo sobre os objetos do conhecimento, no seu meio, interage socialmente e sofre influência dos mesmos, ao mesmo tempo em que interioriza vários conhecimentos a partir de sua ação.
Sabemos que a educação é um processo contínuo de formação do cidadão por inteiro, visando arregimentar esforços em busca de melhores condições para a aquisição do conhecimento e conseqüentemente de melhor qualidade de vida. A escola como espaço educativo, cria as oportunidades para todos capazes de formar cidadãos críticos, autônomos, responsáveis, conhecedores de seus direitos e deveres e que possam intervir na sociedade para mudar sua realidade.
Nossa escola tem a concepção de uma sociedade que tenha uma visão mais ampla do contexto social em que estamos inseridos, em que todos tenham oportunidades e sejam conscientes de seus direitos e deveres, intervindo na sociedade para mudar a própria realidade. Ressaltamos que nossa intenção não é alistar as deficiências da escola. Mas partimos do pressuposto de que ela, na ação de seus diferentes integrantes, está empenhada em cumprir o seu papel social, investindo bastante esforço nisso.
Dessa maneira, devemos garantir um espaço de formação que possibilite um ensino de qualidade para a formação inteira do cidadão de forma integrada com a comunidade.
VALORES
RESPEITO – Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa da escola dentro de suas limitações.
PARTICIPAÇÃO – Trabalhamos em equipe e cada pessoa participa das atividades escolares de acordo com a sua capacidade.
TRANSPARÊNCIA – Temos comunicação aberta e honesta de todas as atividades realizadas.
ÉTICA – Valorizando a reflexão crítica sobre a moralidade como referência para que a comunidade escolar se torne cada vez mais humana.
EXCELÊNCIA – Valorizamos o nosso público com o funcionamento de qualidade.
INOVAÇÃO – Adotamos técnicas inovadoras de ensino.
RESPONSABILIDADE - Com nossa equipe de trabalho responsável e atuante nos tornamos merecedores do crédito da nossa comunidade escolar.
VISÃO DE FUTURO
Seremos uma escola de credibilidade reconhecida pela comunidade, pelo município e por extensão em nosso Estado, pela qualidade das ações desenvolvidas,contando com a participação de toda a comunidade escolar, cultivando dentre os seus seguimentos, o respeito mútuo, vinculado ao compromisso, a ética, a excelência, e a participação com responsabilidade, onde todos se sintam engajados e valorizados dentro do âmbito escolar.
MISSÃO
Promover a melhoria na qualidade de ensino,assegurando uma aprendizagem significativa do aluno buscando elevar o nível acadêmico e sócio-cultural dos nossos alunos, com ética, compromisso, transparência, respeito, inovação e participação da comunidade, através de uma educação de qualidade, voltada para a formação do cidadão e seu pleno exercício da cidadania.
OBJETIVOS
- Elevar o nível acadêmico dos nossos alunos.
- Fortalecer a participação dos pais na escola.
- Promover a atuação do Conselho Escolar
- Tornar o ambiente escolar adequado à permanência do aluno na escola.
METAS DE GESTÃO ESCOLAR
1. Criar conselho escolar na escola.
2. Adequar os documentos de gestão administrativa e pedagógica.
3. Promover um evento sócio-cultural com os pais bimestralmente.
METAS PEDAGÓGICAS
1. Dinamizar a biblioteca da escola.
2. Programar projetos pedagógicos bimestrais.
3. Elevar de 81% para 90% o índice de aprovação da escola.
4. Programar o projeto de recuperação paralela.
5. Realizar reuniões por série com a participação dos pais dos alunos com baixo desempenho.
ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
A aprendizagem é um processo contínuo que implica em mudanças de comportamento e postura do individuo diante da sociedade em que vive.
Acreditamos que a avaliação é um processo global e contínuo para diagnosticar avanços e dificuldades e intervir quando necessário. Nossa missão é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade, diante de uma concepção de currículo organizado com normas e determinações que devem ser observadas e cumpridas durante todo o ano letivo, para um bom funcionamento e satisfação de todo colegiado.
Para isso, estabelecemos objetivos estratégicos que nortearão várias dimensões: na área pedagógica o nosso desempenho será fortalecer o ensino-aprendizagem, inovar a gestão escolar e fortalecer o relacionamento com alunos, pais e a comunidade; na área administrativa, buscaremos construir uma gestão participativa onde todos possam ter direitos e deveres cumprindo-os e respeitando-os, bem como fortalecer as relações de parcerias escola/comunidade.
O nosso trabalho financeiro é realizado de forma clara e participativa em parceria com a Associação de Pais e Mestres e toda comunidade escolar, repassando com transparência os recursos provenientes do PDDE e PMDDE.
Visamos com isso definir caminhos voltados à obtenção do sucesso escolar e um melhor ensino-aprendizagem. Buscamos uma organização em nosso trabalho pedagógico de forma mais ampla: administrativa, didática e disciplinar, com a elaboração e a aplicação do Regimento Escolar, contribuindo para incutir nos alunos os valores do estudo, da liberdade e da disciplina, difundindo democraticamente junto à família e a comunidade, fomentando na escola sua própria identidade.
Estabelecemos como objetivos específicos, conforme opção adotada pela equipe escolar, alguns descritores de desempenho no qual pretendemos alcançar. Em “Língua Portuguesa”: que nossos alunos coordenem estratégias de leitura não-lineares utilizando procedimentos adequados para compreensão e articulação de informações, com conhecimentos prévios; escrevem textos coerentes e coesos, observando as restrições impostas pelo gênero, observando regularidades lingüísticas e ortográficas. “Em Matemática”: que estabeleçam relações, interpretem, analisem estimem as possíveis soluções e decidam que procedimentos utilizarem para resolver situações-problemas e contexto numéricos, geométricos, métricos, e saibam aplicar em situação do cotidiano. O ensino da História hoje carrega em sua proposta o estimulo à construção da identidade do individuo e sua cidadania, criando condições para que este estabeleça relações com o coletivo. A instituição possibilitará a construção de um conhecimento reflexivo e crítico do mundo em que se vive, com a função de promover a ação e a interação dos alunos no desenvolvimento de suas atividades, num processo permanente de transformação. O conhecimento de Geografia transformou-se num processo geográfico que produz e reproduz uma ciência dinâmica. Ao pensarmos no ensino da Geografia, devemos compreender que ele tem uma ampla dimensão. Por isso, procuraremos despertar no aluno a compreensão do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltipas relações para que o mesmo sinta-se como parte integrante do que está sendo estudado. Na disciplina de Ciências envolvemos o reconhecimento de questões sobre a estrutura e o funcionamento da natureza, realizando comparação entre o ambiente estudado do qual fazemos parte.
Diante destes objetivos determinaremos algumas metas que fortalecerão o nosso ensino-aprendizagem: programaremos um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos; manteremos registros em documentos bimestrais; definiremos os padrões de desempenho para todas as séries de acordo com os Parâmetros Curriculares; realizaremos um projeto de aula de reforço onde os alunos serão avaliados mensalmente; realizaremos bimestralmente uma reunião informativa e educativa com os pais dos alunos; desenvolveremos eventos educativos sócio-culturais envolvendo de forma participativa toda a comunidade escolar.
No que diz respeito à avaliação, vale salientar que nossos alunos serão avaliados com base na participação, interesse e desempenho nas atividades propostas, realizadas de forma contínua, como meio que o professor utiliza para observar as transformações ocorridas no aluno. Daremos o suporte necessário para o desenvolvimento das ações.
Nossa escolarização se fará em séries e se cumprirá num total de nove (9) anos, divididas nas seguintes modalidades de ensino: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Para reforçar este acompanhamento, sabemos da importância de uma avaliação institucional. Assim como nossos alunos, todos nós precisamos ser avaliados, afinal é a partir deste processo avaliativo que poderemos atingir resultados desejados. Neste caso adotaremos os seguintes procedimentos, quanto a todos os seguimentos: inicialmente abordaremos o grupo gestor, onde todos os funcionários terão a oportunidade de fazer suas colocações em encontros pedagógicos, de forma democrática demonstrando suas satisfações ou insatisfações, acrescentadas de sugestões de trabalho de forma construtiva.
Um dos nossos anseios é envolver o Conselho Escolar nas atividades desenvolvidas pela escola. Por esse motivo o Conselho dará uma colaboração de grande significado. Estará envolvido em pesquisas e entrevistas, realizando um trabalho de avaliação e sensibilização aos pais e a comunidade local. Essa será outra forma de avaliarmos o trabalho de toda nossa equipe escolar, com o objetivo de obtermos um retorno dos mesmos, suprindo assim as expectativas desejadas.
Alem disso, faremos um acompanhamento aos professores em sala de aula, realizado pela Supervisora atuando como Coordenadora Pedagógica na escola semanalmente, com o intuito de avaliar e colaborar com o desempenho dos professores e alunos na busca de um resultado satisfatório.
A nossa escola ainda no intuito de cumprir com sua missão de oferecer um ensino de qualidade, estabelece que o momento de recreio também seja direcionado a um ambiente prazeroso e educativo. Este momento terá a orientação e o acompanhamento dos funcionários numa escala definida previamente, visando oferecer aos alunos momentos de descontração, minimizando os problemas de indisciplina, para que os mesmos desenvolvam hábitos saudáveis e participem como cidadãos na criação de uma melhor forma de vida.
Nunca nossas escolas discutiram com tanta veemência, autonomia, cidadania e participação à importância do acompanhamento educacional. Essa preocupação tem-se traduzido, sobretudo pela necessidade de termos uma direção democrática, onde pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.
Sabemos que a escola está a serviço dos alunos e da comunidade e é capaz de tornar exitosa a ação educativa desejada.
Pelo que foi acima exposto, o projeto pedagógico da escola pode ser considerado como um momento imprescindível de avaliação e renovação da escola. Nesse processo podemos distinguir dois momentos: o da concepção do projeto; o da institucionalização e implementação do mesmo. E é justamente com base nesse contexto, que levantamos questionamentos e tomamos decisões e procedimentos em parceria, em prol de um ensino de qualidade.
ESTRATÉGIAS
- Organizar a rotina da escola.
- Desenvolver estratégias inovadoras de ensino.
- Concentrar esforços nas disciplinas e séries críticas.
- Promover o trabalho em equipe.
- Envolver os pais nas atividades da escola.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A concepção de avaliação do Município de Aquiraz é de que a avaliação deverá ser um processo em que, educador e educando busquem e sofram mudanças qualitativas em suas ações. A avaliação não deve ser concebida só como um sistema de provas e testes, com atribuição de notas e classificação entre aprovados e reprovados. Essa avaliação, por si só, reforça valores de submissão e competição e não consegue captar aspectos do processo educativo.
A avaliação do Ensino Fundamental será expressa em pontos, numa escala de zero a dez, tendo o aluno que atingir 24 pontos no total dos quatro bimestres e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária ministrada.
AVALIAÇÃO DO PROJETO
Será um processo global e contínuo através do qual será diagnosticado o desempenho, a participação, o interesse, o comportamento e o engajamento nas atividades propostas para se verificar avanços e dificuldades e intervir quando necessário.