quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO P.D.E.2010

E.M.E.F. RITA PAULA DE BRITO


 

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA NESTE ANO DE 2010.

Nossa escola tem um aspecto físico desagradável, pois tem  sua estrutura  física precária,faltando espaço para o lazer,e para desenvolver atividades extra classe,temos em nosso corpo docente educadores formados e comprometidos com a qualidade do ensino,trabalhando com projetos pedagógicos interessantes e eficazes pois em se tratando dos nossos alunos os mesmos são provenientes de famílias carentes,pois residem em uma comunidade desprovidas de políticas sociais e com altas taxas de álcool e drogas e o desemprego é predominante,apesar das circunstâncias nossos alunos gostam de participar das ações culturais da escola.

Nossa clientela vivem cercados de preconceitos rótulos e discriminação, desde muito cedo eles entram em contato com esse discurso negativo o que os levam a não ter perspectivas de vida e visão de futuro ,para que se possa melhorar a qualidade de vida desses alunos  precisamos lidar com a diferença com a sensibilidade e o equilíbrio,trabalhando com projetos pedagógicos com temas interessantes  e eficazes para melhorar comportamentos e atitudes.

Em nosso PTA de 2010,elaboramos alguns temas de projetos,para assegurar uma melhoria no ensino-aprendizagem desses alunos que são vitimas de uma sociedade injusta.

NOSSOS PROJETOS:
1-PROJETO VIVENCIANDO A LEITURA.
2-PROJETO EDUCAR É PRECISO.
3-PROJETO UMA QUESTÃO DE CONVIVÊNCIA:
NOSSOS DIREITOS E NOSSOS DEVERES.
4-SARAU: O QUE É QUE A PRAINHA TEM.
5-OLÍMPIADAS DE:
·        PORTUGUÊS;
·        MATEMÁTICA;
·        CIÊNCIAS;
6-FEIRA CULTURAL:
·        CONHECENDO E RECONHECENDO A REGIÃO NORDESTE



Tudo isso para elevar o desempenho acadêmico dos alunos concentrando esforços nas disciplinas criticas que são a de português e matemática organizando um ambiente escolar propício as práticas educativas.
Em se tratando de políticas educacionais nossos educadores e gestores tem acesso a muitas oportunidades de aperfeiçoamento e capacitação em serviço pois o MEC tem disponibilizado junto a secretaria de educação do nosso município varias formações, para que nós enquanto educadores  se juntem  em uma força tarefa para melhorar a vida desses alunos,pois hoje vemos a educação no coração da sociedade,o que para nós enquanto educadores é um grande desafio, acolher essas crianças e fazer com que elas aprendam,não é fácil fazer uma gestão democrática diante de tantos fracassos frente as políticas sociais onde os conselhos não cumprem os seus papéis, unindo forças para melhorar a qualidade de vida desses alunos ,porém diante do exposto fazemos o possível para atingir índices elevados em relação a educação,pois como moramos e trabalhamos na comunidade isso favorece, diante do acesso que temos as famílias a tempo e a hora,e somos conhecedores que a escola é um agente de cidadania,pois é a instituição mais representativa em o nosso país, precisamos  revolucionar para conscientizar nossos alunos que eles tem direito a uma sociedade mais justa ,e para que isso aconteça contamos com bons profissionais que tem compromisso com uma educação de qualidade contamos com um grupo de educadores comprometidos com freqüência satisfatória,com participação nas formações e aplicação em sala na melhoria da aprendizagem dos alunos,já em relação aos alunos o índice de indisciplina é agravante,pois os mesmos são provenientes de famílias desestruturadas sem limites na educação familiar,pois os pais participam pouco da vida escolar dos filhos,em nossas reuniões mensais com os pais a maior freqüência são dos alunos que tem uma aprendizagem satisfatória,mas isso não nos impede de executar a nossa missão,fazendo visitas domiciliares com o apoio dos agentes comunitários do projeto”TODOS NA ESCOLA”,que são nossos parceiros nessa empreitada nada fácil, formamos o conselho escolar porém sua atuação ficou a desejar devido a varias atribuições dadas ao núcleo gestor que não teve como acompanhar melhor esse conselho,mas nada que não possa ser resolvido em 2011.
Somos conhecedores que hoje o lema é: TODA CRIANÇA NA ESCOLA, mas até onde isso é verdade, se hoje não temos uma intersetorialidade das secretarias municipais  que ajude a escola pois somos conhecedores de que falta recursos didáticos e falta autonomia em certas tomadas de decisão, estamos vivendo um momento crítico na educação, com a violência e as drogas nas escolas isso tem tudo a ver com os sentidos de injustiça social, até onde os instrumentais avaliativos de hoje são justos, onde vivemos em um país que falta políticas sociais  eficazes, precisamos dar um salto para que os alunos realizem sua cidadania ,para isso é necessário trabalharmos de mãos dadas,unindo forças,aceitando as criticas e opiniões,afinal vivemos em um país democrático e a democracia existe para melhorar a vida das pessoas,precisamos de políticas educacionais e sociais bem definidas,políticas de estado e não de governo
Necessitamos urgentemente sermos reconhecidos enquanto escola, pois somos dependentes um do outro, temos que trabalhar nossos alunos com dedicação e amor,temos que ser justos com o nosso trabalho, com o nosso salário e com a nossa missão que é dar uma educação de qualidade, como se estivesse dando aos nossos filhos. Até onde podemos dizer que nossos alunos têm direito a uma educação de qualidade, se eles são vítimas do sistema, e de famílias desestruturadas, onde predominam as drogas e o desemprego, que país é esse onde todos falam que as crianças são futuro do Brasil e o que nossos governantes estão fazendo com o presente dessas crianças.
Enquanto não se amar ao próximo como a si mesmo, nada mudará, pois somos querendo ou não dependentes um do outro.


Um comentário:

  1. Olá Magna que bacana está seu blog irei sempre que poder olhar o andamento das atividades que você coloca nele.
    Um forte abraço virtual Marta Viana

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